segunda-feira, 20 de julho de 2009

Que Bela é a Chuva!

De onde estou escuto a chuva.
Ela cai lentamente, como um copo que se esvazia aos poucos para uma garganta. Bem sabes que a chuva não é lenta, que é forte e poderosa, mas se estás lento, ela será lenta para ti também. Bem sei que noto a chuva e ela, que está por toda a parte, não pode me notar. Que ela me molha como molha aos outros, que acaba no meu telhado como acaba nos outros. Tão essencial, tão sombria, tão indiferente, mas que bela é a chuva!
Tantas glórias dão os poetas ao sol e à lua que esquecem que as tempestades têm seus valores. Quando chove, a escuridão trás consigo um torpor que vem de dentro, ou até a boa e velha solidão que chega como um sopro que permanece e não cessa até que mudes de direção e saia de seu caminho. O vento e a solidão são algumas das melhores coisas da chuva.
De certo modo, vulgarizaram a solidão, assim como fizeram com a chuva.
Ela não é má, quem assim a julgou não sabe o que realmente significa. É tão bela quanto a chuva, tão válida quanto a umidade. Basta que a vejas como uma brisa leve, que vem junto com a chuva fina que cai nas ruas. Não é uma ventania se não surge de um temporal. Ah, o estar só! Tão suave e confortante que não me remete ao vazio.
Há quem diga que a chuva é tão dura quanto as lágrimas e a solidão tão cruel quanto um torturador. Não as condene, são de bem, eu sei que são. Não estão aqui para fazer sofrer, mas sim pra apagar um pouco as intensidades das idéias.
Não, não é preciso pensar quando chove. Abre a janela, ouve o leve estourar das gotas e sente a essência que exalam por onde passam. Não é claro nem colorido, não é animador nem alegre, mas é bom, de alguma forma que as palavras não podem dizer, é muito bom. Muitas coisas boas vão além do que dizem os poetas.

Num dia no meu futuro em que chova assim também
E eu, à janela de repente me lembre do dia de hoje,
Pensarei eu "ah nesse tempo eu era mais feliz"
Ou pensarei "ah, que tempo triste foi aquele"!


Álvaro de Campos.

5 comentários:

  1. Olá Carool, vim para no seu blog atraves da revista atrevida :)
    eu adoro o barulho da chuva em meu telhado, é a minha canção de ninar preferida...
    e o cheiro de terra molhada.hmmmm
    Aguardo sua visita em meu blooog
    BeijO

    ResponderExcluir
  2. Sem sombra de dúvidas.A chuva é algo muito diferente,você fica triste,alegre,tudo ao mesmo tempo.Mas é tão boa.

    ResponderExcluir
  3. oieeee eu tbm vi seu blog atraves da atrevida...são muito bons mesmo...
    esse da chuva otima...
    bjim

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto dos dias de chuva. Teve épocas que eu os adimirava muito mais. Gostava de ficar na janela olhando os pingos escorrerem enquanto o céu cinza tomava conta dos meus pensamentos. Teve dias que eu os odiei muito, mas os dias nublados combinam comigo. Eu sou um tanto quanto cinza, diga-se de passagem.
    Obrigada pelo comentário.

    Textos bons ;)

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post.
    A chuva faz com que, as nossas tristezas vão embora e a nossa alegria se multiplique.

    BeijOs

    ResponderExcluir